O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. A campanha Março Lilás tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.
O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma é causado pela infecção do Papilomavírus Humano (HPV), é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
O que é Câncer de Colo do Útero?
Causado pela infecção do Papilomavírus Humano (HPV). É o terceiro tipo de câncer que mais afeta mulheres no Brasil, a parte boa é que na maioria dos casos existe cura.
Principais Sintomas:
Na fase inicial pode ocorrer sem sintomas, evoluindo para o quadro de sangramento vaginal após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor no abdômen.
Prevenção:
O exame preventivo (Papanicolau) é o responsável pelo diagnóstico na fase inicial, possibilitando quase 100% às chances de cura. O exame deve ser feito por toda mulher que tem ou já teve vida sexual entre 25 e 64 anos. É importante o uso de preservativos nas relações sexuais.
Como tratar?
Normalmente, o tratamento do câncer do colo do útero acontece por meio de cirurgia e radioterapia.
Vacinação contra o HPV:
A vacina é indicada para meninas de 9 a 13 anos. Mesmo vacinadas, ao atingirem a idade de 25 anos, as mulheres com vida ativa precisam fazer o exame preventivo.
Previna-se! A prevenção é um gesto de amor à vida.
Fonte: