Amigos da rodovia e dos automóveis de pequeno porte.

JUNHO VERMELHO: A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE

A doação de sangue, como prática de solidariedade, auxilia salvando vidas de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas, assim como também de pessoas feridas e que estejam em situações de calamidade. Entretanto, os bancos de sangue e hemocentros de diversos estados brasileiros estão com os estoques de sangue e plaquetas em níveis baixos.

É preciso criar o hábito de doar. Atualmente, são coletadas no Brasil, cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde trabalha para aumentar este índice. O Ministério da Saúde reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável) e aumentou de 67 para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no País.

Para doar sangue alguns pré-requisitos devem ser seguidos:

Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg. Deve-se portar um documento oficial com foto, como por exemplo RG, CNH, Passaporte e Certificado de Reservista. Os interessados em doar devem ter dormido no mínimo seis horas nas 24 horas que antecedem a doação.

No caso de jovens entre 16 e 18 anos, deve-se apresentar o consentimento formal do responsável legal. Pessoas que tenham acima dos 60 anos já devem ter doado anteriormente.

Para maiores informações acesse:

http://www.hemominas.mg.gov.br/servicos/doar-sangue

#DoeSangue #Autolog #Hemominas #Solidariedade

Outros destaques: