O Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, é lembrado em todo o mundo neste dia 15 de fevereiro, a data nos alerta sobre sintomas e os principais sinais da doença. A campanha global foi criada em 2002, pela Childhood Cancer International, para conscientizar sobre o câncer infantil e expressar apoio às crianças e adolescentes e suas famílias.
No Brasil a doença é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em todo o mundo, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc, na sigla em inglês), estima-se que, todos os anos, 215.000 casos são diagnosticados em crianças menores de 15 anos, e cerca de 85.000 em adolescentes entre 15 e 19 anos.
Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).
Os sintomas de câncer infantil mais comuns são:
- Dor progressiva
- Quedas e contusões frequentes
- Mancar ao caminhar
- Febre sem causa aparente ou doença que não melhora
- Nódulo ou inchaço incomum
- Palidez repentina e perda de energia
- Dor de cabeça frequente, e acompanhada de vômito
- Alteração repentina de visão
- Perda de peso repentina e sem explicação
O tratamento do câncer infantil é determinado com base no tipo e estadiamento da doença. As opções podem incluir radioterapia, cirurgia e quimioterapia. Alguns tipos de câncer infantil podem ser tratados com altas doses de quimioterapia seguida de um transplante de células-tronco.
A boa notícia é que o índice de cura do câncer em crianças e adolescentes deu um salto nos últimos 30 anos. Hoje, quando tratados em centros especializados, entre 70% a 80% dos pacientes infantis ficam curados, ou seja, vivem cinco anos ou mais após o diagnóstico e tratamento, sem sinais ou sintomas da doença.
As crianças e seus familiares podem, ainda, contar com o suporte de ONGs, grupos e movimentos, como o Instituto Breno Luiz de Amparo ao Ser Humano (IBL), que oferece programas nutricionais, sociais e psicológicos de apoio. Conheça mais sobre o instituto IBL e seus projetos acessando o link abaixo:
www.institutoibl.org.br
Fonte:
https://accamargo.org.br/sobre-o-cancer/noticias/mitos-verdades-sobre-cancer-infantil