Amigos da rodovia e dos automóveis de pequeno porte.

MAIO AMARELO: ATENÇÃO PELA VIDA

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Esse movimento foi inspirado em outras campanhas mundiais igualmente importantes para a sociedade, como o Novembro Azul (câncer de próstata) e o Outubro Rosa (câncer de mama).

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade efetivamente. Discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

ESTATÍSTICAS – Anualmente, o mundo realiza a campanha do Maio Amarelo para conscientizar sobre a necessidade de mais segurança viária, especialmente nos países subdesenvolvidos. Ao todo, 1,3 milhão de pessoas morrem por ano em sinistros de trânsito, de acordo com a OMS, e essa já é a 8ª principal causa de morte em todo o planeta e a principal causa de óbito entre pessoas de 5 a 29 anos.

Países de baixa e média renda, como o Brasil, concentram 93% das mortes no trânsito do mundo. O Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito, ficando atrás apenas da Índia e China. De acordo com o DataSUS, 40 mil pessoas morrem anualmente em mortes de trânsito no país, o que dá uma média de 109 pessoas diariamente.

Antes de pisar no acelerador, é fundamental que o condutor conheça os limites de velocidade da pista. E, mesmo respeitando o que a lei diz, é sempre bom manter-se alerta, pois existem vários outros fatores que podem trazer problemas, como as condições da estrada e o fluxo do trânsito.

Agora que você já sabe o que é Maio Amarelo e qual a finalidade desse movimento, procure aprender sempre mais sobre direção e pilotagem segura. Lembre-se de que, no trânsito, somos responsáveis pela nossa vida, a vida dos passageiros e a de terceiros que encontramos pelo caminho. Sendo assim, ter cuidado nunca é demais!

Fonte:

https://maioamarelo.com

https://www.onsv.org.br/maioamarelo

https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2023/05/maio-amarelo-recife-convoca-para-mudanca-de-comportamento.html

Outros destaques: